21.2.14

Imaginação "à Stephen King"

Gosto do Stephen King, mesmo sabendo que está longe do Olimpo da literatura consagrada pelos eruditos. Creio que a coisa tem a ver com a abrangência da sua imaginação e dos caminhos que ela percorre, o que talvez possa indicar que tenho mais aspirações a nível de imaginação do que a nível literário. Pensando bem, a coisa é capaz de fazer sentido e, aproveitando para pensar ainda melhor, vou escrever um livro de poemas sobre isso...

Há quem associe apenas o Stephen King a terror e a fantástico, mas a coisa vai bem para além disso. Senão vejamos:






Os três primeiros são parte do livro "Different Seasons".

Junte-se a isso, dentro de um arsenal do fantástico a la Dark Tower, coisas como "The Shining", "Christine", "Carrie", "From a Buick 8" ou "The Cell" (indo só por aqueles que tenho ou li, até porque as adaptações em filme também são às dúzias) e a lista é vasta. No fim de rever estes títulos, só me resta ficar uma vez mais saudavelmente invejoso da "imaginação à Stephen King" e pensar em fazer treinos específicos à dita cuja.

4 comentários:

  1. Desses o meu preferido, o que eu gostava mais de ter escrito, é o "Stand by me", baseado no livro "The Body". O Shawshank redemption, sendo um grande filme (que é, no IMDB por exemplo leva nota máxima ...) e uma grande história, acho que é um bocado overrated.

    PS sabes que aqui há dias estive para fazer a graçola "Granola Vila Morena" no comentário do blog da nossa amiga Luna e qual não é o meu espanto ... e já alguém se tinha lembrado da mesma boa piada. True story. Tive que ler duas vezes para acreditar que de todas as pessoas que se podiam ter lembrado do mesmo ... coiso e tal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em termos de enredo, sem sobrenatural, o Misery também é dos meus favoritos. O The Body/Stand by me para mim tem aquela riqueza do apelo às memórias de criança e há ali coisas com que qualquer gajo se pode identificar. Já o Chóshanque, é uma grande história, um filme que gosto muito mas não te podes fiar em notas de IMDB :)

      Quanto a "Granola Vila Morena", you know the drill ;)

      Eliminar
  2. O Stephen king criou 3 dos meus filmes preferidos, Stand by me, The Green Mile e o Shawshank. Todos maravilhosos.

    ResponderEliminar
  3. Tenho ali uns 14 livros do Stephen King. O meu preferido é sem dúvida o Misery. Depois são todos esses de que aí falaste. Não obstante perdeu-me como leitora há uns tempos atrás, quando li alguns bastante surreais, que é um estilo que eu não gosto. Quando começa a meter aliens e monstros, realidades paralelas e o camandro aqui a je perde interesse.

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.