6.2.14

A duplicidade da publicidade no Facebook


Sou um tipo que vive fascinado pelos anúncios no Facebook. Não me refiro à cena moderna dos “sponsored ads” e aqueles esquemas em que aparecem posts patrocinados no nosso feed central, em vez de na lateral direita, onde fica a prateleira “normal” da publicidade.

É nessa prateleira que me divirto a ver o encadeamento de anúncios seleccionados só a pensar em mim. Sim, porque a vantagem que o Facebook vende a quem publicita no formato é que consegue definir o público alvo ao milímetro, de acordo com as definições que tu dás quando defines a tua conta.
Só que isso alinha as coisas do lado de quem publicita, sem ter em conta qualquer tipo de preferência por parte de quem é exposto aos anúncios - o facto de ser homem, ter entre 30 e 40 e viver na região de Lisboa é demasiado vago, mas para eles chega e sobra.

Por exemplo, hoje calhou-me isto na rifa e fiquei confuso – é a frase de cima ou a de baixo que devo ter em conta ao olhar para a imagem?





É que apesar de a norma dizer que é a de cima, o bom senso aponta-me para a de baixo.

9 comentários:

  1. Depois de ler isto confesso que tive de ir ver o que diziam os anúncios no meu facebook e deparei-me com publicidade ao Jamenson, não estou bem a perceber o que o Facebook acha de mim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só tenho curiosidade em saber se as mulheres, em termos de Facebook, são bombardeadas com tanto anúncio de sites de encontros, dating, mating partners à solta e por aí em diante...

      Eliminar
    2. No prob, eu sei que o álcool às vezes turva a visão ;)

      Eliminar
    3. Nada de sites de encontros...a mim é só coisas de moda, maquilhagem, álcool, festas e por aí...

      Eliminar
  2. Granda conversa ó Mak. Granda conversa que nos estás a dar. Todo o mundo sabe que quando abrimos conta no FB seleccionamos as nossas "áreas de interesse". E a publicidade que recebemos é baseada nisso. Teres anúncios com amor geriátrico e porquinhos não será, portanto, inocente. Tu preocupas-me Mak. Tu preocupas-me. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;)

      Deve ser confusão, o que eu coloquei lá é o meu interesse em cortar metas a arfar tipo leitão e não um interesse pela meta dos leitões e, já agora, das "leitoas".

      Eliminar
    2. Está provado então...o Zuckerberg usa o Google translator....

      Eliminar
  3. Só me anunciam a "Dieta das Estrelas", rapazes novos não aparecem!

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.