24.1.14

A perder a voz em 3,2,1....

Estando já na curva ascendente de recuperação de uma semi-gripe, não é o meu estado físico geral que me preocupa, mesmo tendo em conta que no domingo irei para o meio de Sintra andar a correr feito artista até ao Cabo da Roca e treinei cerca de zero vezes durante a semana.

O que me preocupa é que hoje me atacou uma rouquidão daquelas de altos e baixos, em que tão depressa falamos como o Barry White, como a seguir parecemos o Alvin e os Esquilos. O que seria divertido se hoje fosse noite de karaoke esquizofrénico, mas o facto é que amanhã pela fresquinha avizinham-se quatro horas de parlapié da minha parte (e não, não sou convidado na Igreja do Pastor Tadeu nem nada semelhante).

Alguém tem uma receita caseira de elevado nível para contornar isso e evitar ter que ir alugar agora um fato de mimo para prevenir o pior?

11 comentários:

  1. Bochechar com água morna e sal. Receita de quem canta (não sou eu)

    R.

    ResponderEliminar
  2. Correcção - gargarejar.

    R.

    ResponderEliminar
  3. Não querendo ser pessimista, informo que estou com o mesmo vírus e vou no terceiro dia de rouquidão...

    ResponderEliminar
  4. Infusão de "capas" de cebola, é letal para a rouquidão e efeito quase imediato. Lavam-se as capas de fora, também de dentro, de preferência de cebolas rosadas e põem-se a ferver. Fica um chá bem bom, e se não for bom, faz bem. Há quem ponha açucar.
    Vale o sacrifício.Estimo as melhoras.

    ResponderEliminar
  5. Porque não usas um daqueles programas que alteram a voz?

    Xarope de cenoura: cenouras cortadas aos palitos. uma camada de açúcar, outra de cenouras e outra de açúcar. Esperar que as cenouras "suem" e beber o preparado as vezes que quiseres. Podes trincar as cenouras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinha dar-te esta receita... comigo é tiro e queda.

      Eliminar
  6. Piore, e fico como Barry White, aposto que as 4h vão ser um sucesso!

    ResponderEliminar
  7. Para conjungar com as dicas do chá de cebola e do xarope de cenoura, que são óptimas, deixo o meu cházinho de gengibre (do fresco, claro), limão, mel e alho.
    Este ano decidi combater a gripe com remédios caseiros, tirando uns poucos benurons e aspirinas.
    Se achares de valor, fica aqui o resumo da experiência e as melhoras :)
    http://coisasdosintas.blogspot.pt/2013/11/combater-gripe-com-remedios-caseiros.html

    ResponderEliminar
  8. Sois deveras simpáticos e gentis e posso dizer que, durante o fim de semana, devo ter tomado uma espécie de combinados de boa parte das vossas sugestões.

    Irei fazer menção a isso no próximo post :)

    ResponderEliminar
  9. Aguardente e mel, ouvi dizer que resulta. Nunca experimentei.

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.