4.6.13

Como gamificar o fim de uma relação

Gamification é um termo muito pós-moderno que basicamente significa transformar algo fora do contexto de um jogo, em algo jogável. É uma ferramenta comum em estratégias de comunicação actuais, especialmente online, onde através de marketing e comunicação se tenta chegar ao utilizador através de cenas jogáveis, uma vez que as pessoas se predispõem muito mais a este tipo de actividades.

No entanto, o exemplo que podem ver aqui por baixo, leva a gamificação a todo um outro nível. É a ligação perfeita entre o digital, o offline e um jogo, ainda que seja no contexto perfeitamente inovador de "pôr termo a uma relação".

E como aqui neste burgo se costuma deixar a cena das relações para outros espaços e outros experts, aqui o high-five virtual vai apenas para a criatividade aplicada ao cenário que é descrito.

E sim, pelos vistos ainda existem pessoas que escrevem em cadernos.





9 comentários:

  1. E, neste caso específico, também se possa falar em "rallypaperizar o fim de uma relação". Gosto sobretudo daqueles corações preenchidos a raiva.

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    1. O viral adaptado ao cenário de faca e alguidar, estamos a dois passos da sopeirização do entretenimento virtual....

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    2. Mas o que é curioso aqui é que isto não tem nada de virtual, é um old school real life clue game. Entendo mais a gamificação como mecânicas de videojogos adaptadas aos tais contextos que referes. Por outro lado a cena de ser num caderno, quase que lhe dá um toque um bocado artificial, a virtualização do real com um twist de coração partido. Não sei, agora fiquei baralhado.

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    3. Ah, a ternura que é transformar um tema destes num debate ligeiramente geek.

      Para mim, gamificar tem de facto a ver com video games na génese, mas cada vez mais vejo serem utilizados princípios tecnológicos em situações de não jogo e chamar-se a isso gamificação.

      O que é curioso, se isto não for fake (e se for, parabéns ao copy), é que uma cena analógica é fotografada com o intuito de levar com upload para a net. Se o efeito viral disto fosse realmente forte, não seria uma loucura prever que haveria gente a tentar descobrir estes spots e, se fosse preciso, a encontrar cenas do gajo.

      Melhor ainda, o efeito causado pela divulgação da carta, ampliaria exponencialmente os danos causados ao artista (aqui seria mais na vertente mindgames.

      Assim de repente, isto faz-me lembrar um Decoded do Jay-Z e do Bing, em versão faca e alguidar. E isso agrada-me :D

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  2. Cluedar o fim duma relação... Soa- me bem esta gamificação !

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    1. Cluedo é palavra do género "Regresso ao Futuro"

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  3. Quando li gamification, veio me logo à mente aquela cena do Hannibal com a menina espetada em cornos de veado. Confundi com game hunting, vá lá Freud explicar isto...

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