20.10.12

Discurso vs. Diz urso



Bastaram-me vinte minutos a ver parte do segundo debate entre o Obama e o Romney, para reforçar a opinião que já tinha sobre diferenças de discurso entre os principais políticos americanos e a nossa quota de artistas da mesma tribo.

Não há cá ilusões, são políticos e tudo aquilo é ensaiado ao milímetro mas, a ver teatro, prefiro que seja do bom. Por cá os discursos são insuflados de vulgaridade e de linguagem técnica pouco acessível para o público em geral, parece que a retórica serve apenas para irem exibindo matérias (quando chegam a esse ponto) que, de tão politizadas, passam ao lado do cidadão comum. Já os americanos usam o discurso para se aproximarem das pessoas, parece quase uma conversa em que o presidente está na nossa sala de jantar a falar sobre um tema da actualidade. Não há distância, não há poleiro (no discurso, nos cargos é outra história) e, mesmo que não concordemos com nada do que estão a dizer, pelo menos temos curiosidade em ouvir.

Por lá, o debate é uma ferramenta para chegar ao eleitorado, por cá é coisa de ficção científica.

Quem é que quer ouvir Cavaco a falar, nem que seja por 30 segundos?

9 comentários:

  1. concordo. embora o objectivo seja o mesmo, ganhar votos e poleiro, e o resultado final também, não fazer nada do que se prometeu, concordo contigo. a metalinguagem usada pelos nossos políticos, muitas vezes nem por eles próprios entendida, é entediante, aborrecida ou inacessível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não há ilusões, mas pelos há proximidade sem ser na do comício e da feira com beijinho à peixeira, mas sim no discurso...

      Eliminar
  2. Não sei... Quanto tempo é que ele demora a dizer "resigno ao cargo de presidente da república?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Três horas e tu não ias perceber que ele tinha dito isso, ele não iria perceber o que tinha dito e, vistas as coisas, ficaria tudo na mesma...

      Eliminar
  3. "Cavaco" e "falar" são duas palavras que nem deviam coexistir na mesma frase...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Especialmente em época de aproximação ao bolo rei...

      Eliminar
  4. Sem dúvida, também prefiro.
    O cavaco e os outros políticos dão-me sono. Isto porque se me mantiver acordada, fico logo doente.

    ResponderEliminar
  5. É, certamente, por isso, que ele utiliza o facebook...

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.