7.9.12

Não gosto de compromissos


compromisso
(latim compromissum, -i, particípio passado de compromitto, -ere, comprometer)
s. m.
1. Obrigação contraída entre diferentes pessoas de sujeitarem a um árbitro a decisão de um pleito.
2. Promessa mútua.
3. Concordata de falido com os seus credores.
4. Acordo político.
5. Estatutos de confraria.
6. Escritura vincular.
7. Convenção.
8. Contrato.
9. Comprometimento.
10. Ajuste.
tomar compromisso: obrigar-se.

Só para dizer que, no meu livro, é uma palavra muito sobrevalorizada. Uma coisa que dá para dívidas, dá para confrarias, dá para política, dá para casamento e dá para escândalo não é coisa que me tranquilize.

Não quero isto dizer que tenha medo de compromissos, até porque gajo que admita ter medo de compromissos é quase tão grave como dizer que andou nos escuteiros e ainda hoje tem saudades. No entanto, se ficar “comprometido” é algo que tanto serve para quem vai a caminho do altar como da cadeia, não é termos que eu goste de ter na minha cartilha.

Simplesmente, não gosto do peso que dão ao compromisso, carregando-o de um romantismo e de uma dignidade que o pulha (outro que não tu Garcia) não respeita, torneando significados como se a língua fosse uma prova de esqui alpino e eu percebesse do que quer que seja que se passe na neve.

Compromisso não fiques comprometido, não és o único na minha lista negra e isso eu assumo.

6 comentários:

  1. Caso esteja precisado de explicações, sobre isso do esqui, disponha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou muito mais de meter água do que neve, mas agradeço :)

      Eliminar
  2. Nem de propósito hoje escrevi algo exactamente ao contrário! Se tiver curiosidade pode ver aqui: http://www.cacosvida.blogspot.pt/2012/09/na-duvida-case.html
    :)

    ResponderEliminar
  3. Espero que o tratamento na terceira pessoa que abunda nesta caixa de comentários seja jocoso e ligeiramente irónico e não respeitoso e ligeiramente a cheirar a velho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da minha parte, sorry, sorry, é o hábito a que sou obrigada todos os dias por estas bandas!

      Eliminar
    2. Da minha parte é uma questão de cagonice, mesmo. Ainda que tivesse 5 anos o trataria assim.

      Eliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.