23.7.12

Está alguém desligado?


Experimentem desligar o telemóvel sexta à noite e voltá-lo a ligar segunda de manhã. Pelo meio, não se aproximem do computador, de tablets e de tecnologia semelhante. Se ainda se lembrarem como, ainda assim arranjem forma de estar com pessoas.

Se os dias se passarem tranquilamente, não se sentirem stressados, nem estão a dizer aos outros que estão na maior, mas vão à casa de banho ver tudo a que têm direito no smartphone, ainda há esperança. Não estão ainda demasiado dependentes das ligações virtuais que cada vez mais constituem a base das relações entre pessoas.
Por outro lado, é interessante chegar a segunda e ver quem do outro lado já está num tal grau de dependência que muito provavelmente ficou ofendido com a vossa atitude, acha que são parvos ou que isto que sugiro não faz sentido nenhum.
Não quer isto dizer que não tenham razão na parte em que acham que são parvos, mas tudo o resto são inseguranças e dependências criadas pela era do “sempre ligados” em que vivemos.

5 comentários:

  1. "Se os dias se passarem tranquilamente, não se sentirem stressados, nem estão a dizer aos outros que estão na maior, mas vão à casa de banho ver tudo a que têm direito no smartphone, ainda há esperança".
    Queres dizer se calhar "nem vão à casa de banho ver...no smartphone" , certo?

    Por outro lado, eu diria talvez, está alguém ligado?, é que isto anda um marasmo na net insuportável para quem ainda está à espera das férias.

    ResponderEliminar
  2. Passei o fim de semana sem comunicações, é possível que sinta dificuldade em expressar-me convenientemente, mas o sentido é esse: dizem aos amigos que está tudo bem, mas correm para a casa de banho para actualizar tudo no smartphone.

    Férias, só em Setembro, por isso é natural que a capacidade de expressão se reduza grandiosamente.

    ResponderEliminar
  3. E eu devo estar mesmo a precisar de férias, se ainda assim não entendo o teu ponto: "Não estão ainda demasiado dependentes das ligações virtuais que cada vez mais constituem a base das relações entre pessoas." Pensei que querias dizer que se consegue ver se uma pessoa não está demasiado dependente do telemóvel e pc se consegue ter uma vida mesmo afastado dessas coisas??

    ResponderEliminar
  4. Semântica avançada, módulo dois - Tira a vírgula entre "estão na maior, mas vão à casa de banho..."

    Se as pessoas não dizem aos amigos que está tudo bem mas a seguir vão para o wc... a ideia está lá, o raciocínio do autor é que é macarrónico na sua expressão.

    Era dar-lhe um tiro a ver se o tipo aprende a ser coerente. Daí que o tiro deva ser de raspão, para ele poder recuperar.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada. Acho que precisava mais do que módulo dois de semântica. Já percebi o que queres dizer: só há esperança para quem NÃO diz aos amigos que está tudo bem enquanto vão à socapa à casa de banho espreitar o facebook.
    Ok, afinal era claro como a água.

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.