22.8.11

As regras para responder ao clássico “Então, o que é que tens feito?”

A dada altura, já toda a gente ouviu esta pergunta milenar, até Jesus quando estava na cruz com os dois ladrões. Tirando um ou dois personagens que insistem em responder “Nada, compro tudo já feito”, a resposta depende sempre do trio de factores: conteúdo, tempo e interlocutor.

Se os três são positivos, então podemos ter ali conversa para uma hora.

Se há conteúdo e tempo, mas não há interlocutor de jeito, então qualquer coisa como “Ah, sabes como é” e duas ou três generalidades costumam servir.

Se há conteúdo e um interlocutor de jeito, mas não há tempo, a opção mais corriqueira é “Epá, nem imaginas. Depois conto-te tudo”. Normalmente, este depois transforma-se numa combinação em que existam os três factores positivos.

Se há tempo e um interlocutor decentes, mas não há conteúdo pode dar-se a grande inversão “Não se passa muito e tu, que tens feito?”.

Se só há tempo, mas não há conteúdo nem interlocutor à altura, normalmente desliga-se e uma dose de “Hum Hum, Han, Han” costumam dar para os gastos, enquanto o interlocutor faz as despesas.

Se só há conteúdo, mas não há tempo nem interlocutor de jeito, o normal é “Epá, nem imaginas. Depois conto-te tudo”. Normalmente, este depois transforma-se obviamente num nunca.

Se só há um interlocutor amistoso, mas não há sequer tempo ou conteúdo, é comum o uso de interjeições, caretas, semi-expressões e coisas que não querem dizer coisa nenhuma, mas permitem deixar os outros na dúvida.

Se os três são negativos então, a não ser que se trate da vossa apresentação periódica numa qualquer esquadra, não há motivo para haver conversa.

E quando vocês me perguntam a mim o que tenho feito, podem tentar adivinhar em qual das categorias se encaixa a minha resposta.

Olhem, vai-se andando e tenho andado a fazer isto.

2 comentários:

  1. "Horário: Vai saindo às mijinhas."
    Do melhor! Andas inspiradissimo :)

    ResponderEliminar
  2. Belo desbloqueador de conversa para interlocutores amistosos e desconhecidos, as ZBTours...

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.