29.7.11

Como ficar pobre depois de ficar rico

Acaba hoje, mas começou antes de hoje.

‪Julie D´aiglemont disse...Mais vale rico e com saúde do que pobre e doente.

E eu explico (tendo em conta que a carreira de rico nem sempre tem boas saídas):

Manel nunca tinha sido muito esperto e, desde pequeno, nunca soube escolher as companhias. Por isso, rapidamente enveredou por uma carreira de pobreza e doença, para grande desgosto de sua mãezinha que não raras vezes lhe dizia. “Ah, Manelito, tu tens tanto potencial dentro de ti para ser rico e teres saúde e simplesmente não o queres aproveitar.”

Manel não ligava muito à sua mãe, porque sendo pobre não tinha dinheiro para carregar o telemóvel e, sendo doente, custava-lhe muito a falar. Mas, a verdade é que achava que pobre e doente era o que precisava para uma vida sem complicações, já que assim não tinha que se dar ao trabalho de trabalhar e fazer coisas tão chatas como comer ou até viver em vez de sobreviver.

Não percebendo porque é que tanta gente tentava não ser pobre e doente, Manel decidiu falar com outras pessoas nessa condição, para ver se compreendia. E foi aí que conheceu Maria, extremamente pobre, acentuadamente doente mas, ainda assim, bonita. E depois de a conhecer percebeu que, se não fosse pobre e doente Maria poderia ser ainda mais bonita e ele, sendo como era não a podia ajudar.

Nesse mesmo dia, despiu o seu fato de pobre e começou a fazer por ser rico e os resultados viram-se logo, pelo menos em termos de análises clínicas. Em pouco tempo já tinha uma situação estável e uma saúde equilibrada e não tardou até meter os papéis para novo rico. Respirava saúde e não se esqueceu de Maria, indo visitá-la num dos seus dias de folga de rico. Quando chegou aos cartões onde ela vivia, deteve-se a alguns metros, pensando em quem seria aquela criatura deslavada que tossia e fungava em roupas andrajosas no sítio onde devia estar Maria. Só depois percebeu que essa figura frágil e patética era a rapariga que outrora ele considerara bonita e pela qual mudara a sua vida. De facto, ele devia estar muito doente na altura para pensar isso.

E sem que ela notasse deu a volta e foi-se embora aliviado. O que não faltava por aí eram mulheres bonitas, ricas e saudáveis, tal como ele.

1 comentário:

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.