4.6.10

Antes de ler isto, vocês já sabiam

No nosso mercado, se há coisa que não falta são videntes. Dos astrólogos encartados e diplomados, ao vasto corpo lectivo de professores africanos com décadas de experiência e pouco gosto para escolher túnicas, passando pela velhinha da aldeia que tem artes no oculto e uma farta bigodaça, ao senhor que viu uma vez um anjo numas papas de sarrabulho e nunca mais deixou de destrinçar os mistérios da vida.

Para além disso tudo, temos sempre os amigos-videntes-com-delay. Este é o tipo de gente que nos disse “Eu quando vi o Sexto Sentido ainda nem tinham passado 10 minutos de filme e eu já tinha percebido que o gajo estava morto”. Curiosamente, o mesmo também se passou comigo, mas só na segunda vez que vi o filme.

Os amigos-videntes-com-delay têm a capacidade inata de prever o futuro, depois de este se tornar presente. Enquanto muita gente tenta adivinhar sobre o que virá, eles adivinham sobre o que já veio. Não é fácil.

Munidos de poderosas dicas psicológicas como “Eu já sabia que isto ia acontecer”, “Eu sempre soube que as coisas iam acabar assim” ou “Estava-se mesmo a ver. Aliás, eu fui o primeiro a dizer”, o amigo-vidente-com-delay não faz nada para mudar o futuro ou sequer alterar o presente. Fica plenamente satisfeito em ir buscar o passado. Curiosamente, a maior parte das vezes, estamos a lidar com pessoas que só põem em prática o seu talento com outros que não os próprios. É como se houvesse uma regra divina que dissesse que não podem usar os seus poderes consigo.

O que é altamente incoveniente, porque assim perceberiam que com aquela conversa de encher chouriços, a futurologia é fácil de fazer – Vão acabar a falar sozinhos ou a receber um pedido para irem depositar os seus bitaites numa parte recôndita da sua anatomia.

Mas isto eu não precisava de dizer. Vocês provavelmente já sabiam.

8 comentários:

  1. Profissionalmente apareceu-me no serviço o bruxo de Fafe com a mulher que tinha a coluna cervical num caco e não se mexia devido às dores que tinha.

    Qual foi o meu primeiro pensamento?
    Devia mudar de camisola que aquela está cheia de nódoas de gordura e o segundo foi- Se o homem não cura a mulher como é que diz que cura os outros??


    Eu sabia disso mas alguém lhe devia dizer...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Loira! Acabaste de me resolver aqueles constrangimentos de ter que escrever "desempregada" nos impressos dos concursos dos detergentes! Vou passar a, pomposamente, designar-me como "A Vidente de Ranholas"!! Muito mais estiloso!

    ResponderEliminar
  3. Eu já sabia que irias escrever algo sobre este tema. Não quis dizer, mas já sabia...

    ResponderEliminar
  4. Toda a gente gosta de mandar os seus bitaites. Chatinhos.

    ResponderEliminar
  5. amigos-videntes-com-delay... lindo. muito bom!!!

    ResponderEliminar
  6. Tanto vidente-com-delay que para aí anda :) Já não conto pelos dedos as pessoas que ouvi dizer "Tá-se mesmo a ver que a Selecção vai levar nas orelhas na África do Sul"...

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.