10.3.10

Enbrutece-me o uso de “Brutal” à bruta

Vamos começar por estabelecer um princípio – sou bruto como as casas. O que é um bom princípio, quer para me definir, quer para iniciar este texto. Adepto de jogos de palavras, trocadilhos manhosos, aforismos e outras macacadas linguísticas, nada me dá mais gozo do quer perverter palavras e significados.

Mas....(e em textos pseudo-moralistas-intelectuais existe sempre um mas) há limites e, no caso de certas palavras pelas quais tenho algum apreço, estes já foram brutalmente ultrapassados.

Vejamos a palavra bruto:

adj.
1. Irracional.
2. Grosseiro, rude.
3. Tosco.
4. Tal qual sai da natureza.
5. Sem descontar a tara.
s. m.
6. Animal irracional.
7. Homem rude.

Por descargo de consciência, vejamos brutal

adj. 2 gén.
1. Próprio de bruto.
2. Desumano, incivil.

Ah, banhos de sangue, violência doméstica, massacres, o horror, o horror, a brutalidade de tanto significado é imponente.
Mas, escapou-me alguma coisa ou há aqui algum significado a dizer “baril, fixe, do caraças, fantástico, espectacular, me so horny, etc e tal”. NÃO, será a resposta vencedora.

No entanto, todos os dias sou confrontado com malta que diz que fez coisas brutais, ouviu cenas brutais, viu filmes brutais, almoçou em sítios brutais, conheceu pessoas brutais e toda uma brutalidade de eventos e acontecimentos, que me massacram o sentido estilístico, já de si muito debilitado.

Querem ser brutais? Dêem cabeçadas no monitor, usem o teclado para dar auto-chapadas, comentem até este texto com a violência e a assertividade de um canibal depois de uma greve de fome mas, por favor, vão passear o “brutal fixe" para outra freguesia. Nesta, já temos parvoíce suficiente.

E não vale chamar-me filho da bruta.

5 comentários:

  1. As minhas colegas são BRUTAIS man!

    ResponderEliminar
  2. concordo e assino por baixo. ja criaste um grupo no FB sobre isto?
    eu alinho;)

    ResponderEliminar
  3. E filho da caixa pode ser?!

    ou será filho da curta?!...eh eh eh eh eh eh



    ups...penso que alguém me irá decapitar textualmente dentro de pouco tempo..ou então não...!!!!

    ResponderEliminar
  4. A democracia ainda está um bocado em bruto nesta caixa, por isso é capaz de passar...

    ResponderEliminar
  5. Também já nao posso ouvir a palavra brutal a frente. É tipico de pessoas que nao sabem falar.

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.