17.12.09

Como eu gosto de afiambrar



Há palavras às quais o nosso dicionário não lhes faz jus. Seja pelo formalismo a que estão convencionadas as definições do dito cujo, seja pela riqueza que a sua utilização permite, muito para além do que diz um qualquer calhamaço ou site de definições.

Senão vejamos o que o flip.pt diz em relação ao meu muito prezado “afiambrar”:

afiambrar
v. pron.
1. Esmerar-se no trajar.
v. tr.
2. Preparar carne à maneira de fiambre.


Jovens amantes saudosos da Macarena, se me disserem que estas são as únicas utilizações que conhecem para a palavra, então estão sujeitos a que eu vos afiambre uns bons açoites, nem que sejam verbais.

Não sei se foi fruto de uma certa paixão nacional em relação às carnes frias, mas “afiambrar” ganhou asas e saiu das zonas de charcutaria em que nasceu para conquistar todo um mundo. Aliás, até mesmo em relação ao vestuário, o afiambrado há muito que cedeu posição ao aperaltado e expandiu o seu negócio vocabular para outras áreas.

Assim é que, nos dias que correm, podemos encontrar no trânsito gente disposta a afiambrar este mundo e o outro, porque lhe deu um toque no carro, porque não fez piscas, porque vai ao telemóvel ou porque simplesmente aquela é a pessoa certa para afiambrarmos com o stress que temos acumulado.

Enquanto esses afiambram à moda antiga, de punho erguido, noutro canto da cidade encontramos um indivíduos todos afiambrados em determinada mulher, provavelmente outra que não as sua, mostrando em jargão charcuteiro que, às vezes, por umas fatias de presunto há quem tenha que levar com o porco todo.

E, porque não quero que pensem que me estou a afiambrar a esta sabedoria toda, ora aí está esse belo significado. Afiambrar, enquanto arte de se apropriar de modo garganeiro ou até ilícito de algo.

Mas, não pensem que se ficam a rir com todo um conhecimento afiambrado. É certo e sabido que onde há expressões com comida, mais depressa esta acaba do que findam os significados. Por isso, afiambrem-se a mais uns sinónimos que eu até agradeço.

8 comentários:

  1. e o queijo, porque não aqueijar?

    ResponderEliminar
  2. O primo mais próximo é o Chouriço.
    Podes ser um Chouriço, podes "ter Chouriço" e muitos Chouriços são uma "Chouriçada".

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de me afiambrar a nada ! ;)
    Também não gosto que se afiambrem mas teve piada !

    ResponderEliminar
  4. @ RL -Porque quem come muito queijo, esquece-se dos signifcados.

    @ Besta - e entre chouriços e bestas, está o mundo enchido...

    @ Anónimo - O afiambrar teórico também tem as suas vantagens humorísticas.

    ResponderEliminar
  5. Mak tem vantagens tem ... :P (já tava exausta de ser a anónima )
    Y

    ResponderEliminar
  6. E eu pensava que afiambrar era fazer-se ao bife...

    ResponderEliminar
  7. Isso era abifalhar Mexicana !
    Y

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.