24.10.08

Pronúncia do Norte

Queijo Brie e Croissants são por norma as únicas coisas provenientes de França que me fazem sorrir, tirando a Laetitia Casta é bom que se acrescente.
No entanto, sou um tipo que, quando questionado, gosta de dizer que não tem preconceitos, pelo que ontem me dirigi ao cinema para ver o "Bem-vindo ao Norte". Aproveito também para uma especial saudação à gestão do Alvaláxia, por ter cedido uma sala a duas pessoas só para visionar este filme. Não é todos os dias que se encontra gente tão simpática, mas há que referir que, sendo eu a pedir, tudo se facilita.

Não é o primeiro filme francês que gosto, e sei que é danoso para a minha imagem pouco intelectual admiti-lo, mas neste caso o interessante é ver que esta é uma comédia simples, sem pretensões elitistas, mas também sem cair de chapa no território da alarvidade. Para quem domine o francês ao meu nível (baguette, raquette, manette) é certo que alguns trocadilhos de linguagem se vão escapar, mas também é verdade que, neste caso, a tradução não assassina o filme.
É daqueles filmes em que um bom argumento (também não é caso para dizer que é um argumento épico) e actores competentes fazem de um filme cómico aquilo que é suposto - uma hora e picos de boa disposição, sem muito que pensar.

O trailer, que aqui vos deixo, não faz a honra devida ao filme, mas é como este blog, eu também sou muito melhor do que aquilo que escrevo.

3 comentários:

  1. Em primeiro lugar, obrigadinha por mencionares a minha conterrânea que partilha o seu pré-nom avec moi!
    Em segundo lugar, existem filmes franceses bem engraçados é uma questão de pesquisarem um pouquinho mais.
    É pena é as salas de cinema não apostarem tanto no cinema francês.

    De qualquer forma...

    Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Bem Mak, não podia estar mais de acordo! Já vi este filme há semanas e rebolei a rir, o que para mim não é fácil com um filme. A cena da "Côcâ-colá" é linda. E está provado que não é preciso uma grande produção para fazer um filme que fique na retina.

    Bilou!

    ResponderEliminar
  3. A mim já me custam partículas de pó, qt mais filmes inteiros na retina...

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.