17.1.08

Ginástica fiscal

Quem vai para um ginásio procura perder calorias, tonificar o corpo, exercitar-se de corpo e alma, arranjar uma boa desculpa para o seu cheiro a suor ou até cumprir um plano de engate em oito máquinas. A partir deste ano, quem o faz pode também tentar exercitar os seus neurónios, procurando saber se o seu ginásio abateu no preço da mensalidade, depois da descida do IVA de 21 para 5% no caso destes estabelecimentos e outros ligados a práticas desportivas. É que, ao que parece, grande parte dos ginásios está a revelar alguma dificuldade em pôr as suas mensalidades em forma, mantendo-as bem gordinhas.
Conheço relativamente bem a realidade deste templos da boa forma, devido à obrigatoriedade de ter tido de frequentar os mesmos assiduamente, na era em que as palavra atleta federado e o meu nome juntas não soavam a anedota.
Todos aqueles que não do tipo “vão de escada” ou “três máquinas e uma despensa” geram por norma uma batelada de massa. Exemplo disso são as cadeias tipo Holmes Place, chamadas assim porque prendem uma pessoa ao mundo do fitness por meio de um “healthy way of life”, que em português corrente quer dizer uma mensalidade puxada e a aposta na preguiça do cliente para cancelar a mensalidade mesmo quando não põe lá os pés há três meses.
Atenção, sendo entusiasta do desporto não critico quem acredita nas potencialidades dos ginásios para cuidar de si. Critico sim o facto de quem gere negócios, já de si rentáveis, aproveitar uma benesse do Estado em prol da saúde (física e económica) dos portugueses ávidos de exercício, transformando-a numa dádiva para os seus cofres. Segundo consta, houve até quem já se queixasse e recebesse como resposta do estabelecimento “Quando o pão aumenta 20% também não reclama pois não?”. Cuidar da imagem não devia ser premissa única para clientes…
Por isso, se não gostas de correr na praia, praticar desportos de contacto, actividades radicais, mostrar ritmo nas danças latinas ou furtar bombas de gasolina montado numa bicicleta, não te preocupes, terás sempre os ginásios. Podes não notar os efeitos ao princípio, mas com o passar dos meses vais ver como pelo menos a tua carteira fica mais esbelta.




PS – No ginásio do video em questão, suponho que a maior parte dos homens não se importasse de pagar até 78% de IVA.

PSS – Li também que o referido Holmes Place já só cobra 5% de IVA desde Fevereiro do ano passado. Ok, tudo bem, e a questão: será que nessa altura baixou o preço das mensalidades em 16% (fora promoções de adesão manhosas)?

Sem o benefício para a saúde do video – Call on me – Erik Prydz

9 comentários:

  1. Sinceramente quase que nem tive para ler isto depois de ver o vídeo, mas infelizmente o WC tava ocupado...

    Prefiro dar umas corridinhas a frequentar esses locais.

    ResponderEliminar
  2. Saúde, doutor mak! Desde partemtudo.blogspot.com


    Cumprimentos, com Viriato,
    Nelson

    ResponderEliminar
  3. A mim é que não me apanham! Os ginásios dão-me sono e são a maior seca...nada como fazer desporto outdoor.
    Quanto ao Holmes: a minha mãe quis desistir ao fim de 2 meses e disseram-lhe que teria de pagar o ano inteiro. Isso é que era bom, disse ela. Vamos para tribunal, disseram eles. Ok, à vontade, fico à espera, disse ela. Até hoje...

    ResponderEliminar
  4. uiiiiiiiiii que saudades desse video!

    AR

    www.antonioraminhos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. O Infante Sagres, ainda não baixou o preço, mas obrigada pela dica, vou investigar...

    ResponderEliminar
  6. O Infante Sagres, ainda não baixou o preço, mas obrigada pela dica, vou investigar...

    ResponderEliminar
  7. Cuga, lá porque esta música é bastante repetitiva, também escusas de o ser...

    ResponderEliminar
  8. escusas de o ser, escusas de o ser, escusas de o ser, escusas de o ser, escusas de o ser, escusas de o ser, escusas de o ser, escusas de o ser, escusas de o ser... call me... call me... call me...call me... call me... sos não consigo parar, parar parar parar pa...

    ResponderEliminar
  9. É preciso fazer alguma ginástica orçamental, é o que é... E apertar o cinto...;)

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.