4.10.06

Diferenças Criativas

Porque este blog é um blog em que nada fica por revelar, vou partilhar algo convosco. Como todos vós que escrevem em blogs já deverão ter percebido, no menu do Blogger, quando estamos a escrever posts, existe uma opção para justificar o texto. É aquele pequeno botão com as linhas todas direitas em cima umas das outras. É precedido por três outros botões, cada qual com as suas funções. O primeiro permite alinhar o texto à esquerda, o segundo permite centrá-lo (consta que é muito útil para títulos e tal) e o terceiro permite alinhar o texto à direita. Mas eu tenho para mim que não há nada como o quarto botão, aquele que permite justificar o texto e, em bom rigor, fazer com que os posts do nosso blog fiquem com um aspecto harmonioso e mais consentâneo com aquilo que se espera de alguém que já entregou trabalhos na faculdade ou até no liceu. Agora vou revelar-vos outra coisa. Da mesma maneira que eu faço uso do justify para alinhar os textos que escrevo, todos os outros utilizadores do Blogger também o fazem. Todos, perguntam vós? Não, existe um irredutível utilizador que não o faz. Dá pelo nome de Mak, o Mau e, pasme-se, é o gajo com quem partilho este espaço. Como sou um bocado anal-retentive e tudo, ou quase tudo, me causa espécie, não são raras as vezes em que tenho de ir ao menu desta merda editar os posts do meu colega. Já tinham reparado, ou não? É que se não tinham, este post acaba por ser um bocado ridículo. Talvez não devesse ter deixado de tomar a medicação.

De qualquer forma, aqui fica uma dica para ti, caro colega:

Photobucket - Video and Image Hosting

6 comentários:

  1. Não sejas insolente camponês. Se tenho que os alinhe por mim, porque raio me haveria eu de preocupar com isso :p

    Mas, poderia retorquir, custa menos alinhar textos do que escrevê-los, por isso escreve mais seu madraço e prometo-te que terás de alinhar menos.

    ResponderEliminar
  2. Carmencita04/10/06, 15:31

    Em defesa do Mau tenho a dizer que, em termos pedagógicos e de apreensão de informação, o estilo justificado não é o mais aconselhado.
    Concretamente em situações de texto com muitas linhas, como é, por regra, o caso dos posts do Mau.
    E isto porquê? Porque mais facilmente se dispersa a atenção. Está tudo tão alinhadinho que, quando dás por ti, já saltaste a linha que deverias ler a seguir ou então estás a voltar a ler a que tinhas acabado.
    Ao utilizares texto alinhado à esquerda (sempre à esquerda, pela esquerda, na esquerda...), a diversificada geo-morfologia do texto dar-te-á a sensação dum entusiasmante passeio pelas montanhas da literatura com desafios e não a sonolência dum caderninho de orações da catequese. Ou seja, estás mais atento, com a adrenalina a fazer das suas, a marota.
    Por último, estimado Vilão: "anal-retentive" não diria mas um bocadinho obsessivo já não contrario.....
    Mas isto sou só eu.... armada em "Boa"

    ResponderEliminar
  3. Bem Mau e Vilão, tenho impressão que andam a ser visitados por stores de português (Sem ofensa Carmencita, pois o nome até é espanhol). Muito cuidado, ainda acabam a fazer visitas a escolas, no dia das profissões.

    ResponderEliminar
  4. ...para além de que o uso de textos justificados, resulta em diferentes tamanhos de espaços, entres as palavras, o que cansa e irrita e os olhos. afinal o mau é que é bom :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também não uso essa opção. Não gosto de textos justificadinhos e tal, todos direitinhos e do mesmo tamanho. Deixe de ser mariquinhas, vilão, vá!

    ResponderEliminar
  6. a ex alinhada13/10/06, 18:23

    Se o Mau é que é bom e o Vilão obsessivo concluo afinal que não sou boa, será que me escapo de ser compulsiva?

    ResponderEliminar

Se vais dizer alguma coisa, escreve, não fiques para aí a olhar.